Não hesite em contactar-nos! Temos uma equipa disponível para o atender 24 horas por dia!
+351 939 235 418
geral.lisbonroots@gmail.com
pedro.miranda.lisbonroots@gmail.com
Apenas um terço do projeto do Paço de Nossa Senhora da Ajuda acabou por ser construído, reflexo de todo um período histórico muito conturbado em Portugal desde 1755 a 1834. Trata-se de um edifício neoclássico, de linhas direitas, com um interessante conjunto de estatuária representando alegorias.
Só no reinado de D. Luís o palácio passa a ser residência oficial da família real portuguesa. E é à Rainha D. Maria Pia que se deve grande parte da decoração que ainda hoje conserva. Tapeçarias, mobiliário, quadros, esculturas, grandes pinturas murais e as mais variadas peças decorativas reportam o visitante para o idílio ambiente do imaginário dos contos de fadas. Há objetos e espaços que escondem histórias da história, como os armas dos Távoras disfarçadas, os biombos japoneses, símbolos da abertura do Japão ao Ocidente, o alabastro do jardim de inverno que veio do Egipto ou o mistério do belíssimo quadro de D. Maria Pia em que a Rainha não exibe nenhuma joia.
O palácio continua a estar ao serviço do protocolo do Estado é sede o Ministério da Cultura. Dentro de pouco tempo abrirá uma nova galeria onde ficarão expostas ao público as joias da coroa.
Palácio da Ajuda (Google Map)
10.00h