Não hesite em contactar-nos! Temos uma equipa disponível para o atender 24 horas por dia!
+351 939 235 418
geral.lisbonroots@gmail.com
pedro.miranda.lisbonroots@gmail.com
Esta é uma viagem no tempo. Ao tempo em que os reis antigos fundaram Portugal. As pedras, das 12 históricas aldeias, são livros onde se escreveram páginas da vida do povo que somos hoje. A defesa da linha da fronteira feita pelas gentes destas aldeias permitiu o desenvolvimento das cidades e a afirmação do país. Um magnífico património ora envolto por uma natureza agreste, ora rodeado da melhor beleza que ela tem para oferecer, enche-nos a alma e faz-nos acreditar que Portugal vale a pena.
Marquês de Pombal (Google Map)
Manhã – Castelo Branco é um dos pólos de desenvolvimento socioeconómico do interior do país. As origens da cidade estão ligadas ao processo da fundação da nacionalidade, mormente ao papel dos templários na defesa da linha do Tejo. Visita aos Jardins do Paço, de características barrocas e ao Centro Interpretativo do Bordado de Castelo Branco verdadeiro ex-libris da cidade.
Almoço em restaurante local em Castelo Branco
Tarde – Visita a Castelo Novo a primeira aldeia histórica a conhecer neste roteiro. Situada na encosta sul da Serra da Gardunha, esta aldeia é um lugar aprazível, verde, soalheiro por onde as águas correm abundantes. De características medievais, da época dos templários, sofreu intervenções importantes do reinado de D. Manuel I como o atestam a Casa da Câmara, o pelourinho e prisão e também no reinado de D. João V que mandou edificar um magnífico chafariz. São muitos os solares de famílias nobres que aqui residiram e que se podem apreciar passeando pelas ruas sinuosas da aldeia que já foi sede de concelho.
Idanha-a-Velha – É a antiga Egitânia da época romana, cidade importante que cunhava moeda, situada na estrada que ligava a capital da Lusitânia, Emérita Augusta à capital da Galécia Bracara Augusta. Dessa época conserva a maior coleção de epigrafia romana reunida num só lugar em Portugal, a ponte sobre o rio Ponsul e um troço da via. A catedral preserva elementos arquitectónicos visigóticos, árabes, românicos e góticos e ainda existem as ruínas do paço episcopal do séc.VI e os batistérios exteriores, dos raros que existem na Península Ibérica. De tempos mais próximos o lagar de varas de azeite é um convite a conhecer melhor a vida desta comunidade.
18:00 Check in em Castelo Branco
20:00 Jantar no hotel
Manhã – Visita a Monsanto a Aldeia Mais Portuguesa de Portugal, título que guarda desde os anos quarenta. Subir esta Aldeia Histórica é deixar-se espantar pela capacidade humana em adaptar-se á condições da natureza. Entre gigantes monólitos de granitos fizeram-se inacreditáveis habitações. Lá no alto deste monte santo está o castelo templário e o que resta da primitiva povoação medieval e um conjunto de sepulturas antropomórficas escavadas nas rochas graníticas.
Almoço em restaurante local em Sortelha.
Tarde – Visita a Sortelha. Entrar nesta aldeia é ter a oportunidade de conhecer uma vila medieval e quinhentista no séc. XXI. Preserva as suas muralhas e castelo construídos num local íngreme para que pudesse vigiar a antiga fronteira do Côa e também a casa da câmara, a prisão e o pelourinho e toda uma arquitetura secular, extraordinário património que chegou aos nossos dias. Continuação até Belmonte, terra de Pedro Álvares Cabral que descobriu o Brasil em 1500 é também conhecida pela existência de uma comunidade judaica sefardita que sobreviveu às vicissitudes das história. Visita ao castelo e paço dos Cabrais, ao panteão da mesma família, e também ao Museu Judaico.
19:00 Check in no hotel na Guarda.
20:00 Jantar no hotel
Manhã – Visita à Catedral da Guarda, qual fortaleza no seu aspecto exterior que surpreende pelo interior elegante, belo, com características manuelinas entre outras. Continuação até Castelo Mendo um verdadeiro museu a céu aberto, erguido para vigiar o Côa quando era fronteira. Tudo construído em pedra e até o romance foi esculpido na rocha, dando forma à lenda do Mendo e da Menda!
Almoço em restaurante local em Vilar Formoso.
Tarde – Visita a Almeida, fortificação militar em forma de estrela que desempenhou um papel fundamental quer nas guerras da restauração quer aquando das invasões francesas, pela sua localização estratégica um planalto diante da fronteira com Espanha. Visita ao Museu Histórico-militar, ao Picadeiro d’El Rei, ao Centro de Estudos de Arquitetura Militar local que permite conhecer os modos de vida do Corpo da Guarda que estava em Almeida. As ruínas do velho castelo medieval são testemunho do acontecimento mais trágico da vila, a explosão do paiol da pólvora em 1810.
Continuação da viagem até Castelo Rodrigo, outra Aldeia Histórica onde se provou que as suas gentes não perdoam a traidores que destruíram o palácio de Cristóvão de Moura, conde e marquês daquela vila e que desde a primeira hora esteve do lado dos monarcas espanhóis na sua pretensão ao trono de Portugal.
19:00 Check in em Figueira de Castelo Rodrigo.
20:00 Jantar no hotel
Manhã – Visita a Marialva, mais conhecida pela fama do Marquês que usava o seu nome como título do que pela sua história. Marialva fazia também ela parte da linha de defesa do Côa antes do Tratado de Alcanices que integrou no reino português as terras leonesas de Riba Côa. É particularmente emocionante esta visita pelos símbolos que os habitantes deixaram no velho burgo antes de o abandonar. Continuação da viagem até Trancoso, que apesar de ser cidade faz parte das 12 Aldeias Históricas. Visita à Casa do Bandarra, sapateiro, poeta e profeta que influenciou figuras tão importantes das letras portuguesas como o Pe. António Vieira ou Fernando Pessoa. Na Igreja de S. Pedro está o túmulo desta figura que a inquisição perseguiu. O Centro Interpretativo da Presença Judaica mostra a importância desta comunidade na sociedade portuguesa de então. Um passeio pelo centro histórico passando pelas Portas d’El Rei, percorrendo as ruas de Trancoso trará memórias de um lugar que foi um verdadeiro palco da história de Portugal. As bodas reais entre D. Dinis e a Rainha Santa aqui realizadas ou a importante batalha de Trancoso no contexto da crise de 1383-85, são disso exemplos. Subindo ao castelo percebe-se a sua posição estratégica entre a Serra da Estrela, os rios Côa e Douro e a fronteira.
13:30 Almoço em restaurante local em Folgosinho, uma verdadeira experiência gastronómica beirã.
Tarde – Visita a Linhares da Beira que preserva ainda testemunhos da presença romana. O caminho leva o visitante invariavelmente até ao Castelo mandado construir por D. Dinis sobre um grande rochedo. Casas quinhentistas com janelas manuelinas são várias e merece particular destaque a chamada Casa do Judeu. No início deste percurso há uma casa que invoca uma das lendas da aldeia a de Dona Lôpa e a Dama Pé de Cabra. Subida à Serra da Estrela. Na Torre pode comprar os tão afamados produtos serranos a começar pelo Queijo da Serra.
19:00 Check in em Seia
20:00 Jantar no hotel
Manhã – Visita ao Piódão. É a menos histórica desta rede de aldeias mas a que talvez mais impressione pela sua localização, pela beleza da sua arquitetura, pelo xisto que a cobre por completo. Na verdade as outras aldeias eram pequenos meios urbanos, sedes de concelho, com importância política, estratégica e militar enquanto o Piódão é um verdadeiro exemplo do mundo rural. Visita aos recantos encantadores da povoação, igreja e ao pequeno museu.
Almoço em restaurante local em Piódão
Tarde – Na viagem de regresso a Lisboa e para terminar este roteiro, nada como um descontraído passeio de barco em Coimbra, no rio Mondego, esse rio que vem das entranhas da Serra da Estrela, que corre desde esses territórios do interior, percorridos durante cinco dias.
20:00 Chegada prevista a Lisboa.
2 Dias 1 Noite
Prova de vinhos e queijos em Azeitão
Viagem de ferry Setúbal – Troia
Antiga cidade romana de Miróbriga
Alcácer do Sal, primeira sede da Ordem Santiago de Espada
2 Dias 1 Noite
Visita ao Parque Arquelógico do Côa
Solar do Queijo da Serra com prova
Castelo de D. Dinis em Sabugal
Visita a várias Aldeias Históricas
Visita à capital do gótico
Igreja de São Franscisco e Santa Clara
Catedral de Santarém
Igrejas da Graça; Marvila e Milagre
Almoço em restaurante típico
2 Dias 1 Noite
Mosteiro de S. João de Tarouca
Santuario N. Sra. Remédios em Lamego
Ponte e torre medieval de Ucanha
Caves da Murganheira e Presunteca
3 Dias 2 Noites
Palácio da Bolsa
Livraria Lello
Cruzeiro das 6 Pontes no Douro
Prova de vinho do Porto
3 Dias 2 Noites
Tintoretto na capela de Singesverga
Bom Jesus do Monte, Património Mundial
Mosteiro de São Martinho de Tibães
Santuário de São Bento da Porta Aberta
Ultimas horas da Família Real
Palácio Nacional de Mafra
Visita a Ericeira
Aldeia saloia de José Franco
Reserva Mundial do Surf
2 Dias 1 Noite
Fábrica de Chocalhos em Alcáçovas
Actuação grupo coral de Cante Alentejano
Ruínas romanas de São Cucufate
Almoço em terras do vinho da talha
4 Dias 3 Noites
Visita detalhada de Olivença
Fortaleza de Elvas
Igreja da Madalena
Aqueduto da Amoreira
3 Dias 2 Noites
Quinta do Canidelo
Quinta das Lágrimas
Passeio de barco no Mondego
Mosteiro de Alcobaça
5 Dias 4 Noites
Bordado de Castelo Branco
Monsanto, Sortelha e Belmonte
Almeida, Marialva e Trancoso
Passeio de barco no Mondego
Castelo de Marvão
Casa Museu José Régio
Museu da Tapeçaria de Portalegre
Catedral de Portalegre
Castelo de Vide
2 Dias 1 Noite
Coimbra e Mosteiro de Celas
Mosteiro de Santa Maria do Lorvão
Mosteiro Santa Maria de Arouca
Mosteiro de Jesus em Aveiro
Paço Ducal de Vila Viçosa
Adega corporativa de Borba
Visita a Estremoz, Borba e Vila Viçosa
Santuário Nossa Senhora da Conceição
Museu de Estremoz
Visita detalhada a Évora
Convento dos Loios
Capela dos Ossos
Visita à Catedral e igrejas
Universidade de Évora
Excepcional! Definitivamente uma das melhores viagens pelo meu lindo Portugal que eu alguma vez fiz!