Não hesite em contactar-nos! Temos uma equipa disponível para o atender 24 horas por dia!
+351 939 235 418
geral.lisbonroots@gmail.com
pedro.miranda.lisbonroots@gmail.com
A região do Douro Vinhateiro é Património Mundial e faz parte da província de Trás-os-Montes e Alto Douro. Aqui se produz o Vinho do Porto, que por estas terras se chama vinho fino, mas também o Moscatel de Favaios, os Vinhos de Mesa do Douro, Vinhos Verdes e Espumantes. E a paisagem, essa é de cortar a respiração! Os socalcos preenchidos pelas videiras marcam a orografia das encostas até ao rio, pontuadas pelas quintas que dão nome a muitas marcas conhecidas de vinho do Porto. Em muitas delas as casas senhoriais que desde o séc. XVIII fixaram famílias portuguesas e inglesas que continuam a tradição de produzir o Porto.
Marquês de Pombal (Google Map)
Vila Real – Cidade capital de distrito e da região do Douro Vinhateiro. A primeira visita é ao santuário pré-cristão de Panóias de origem celta e de culto romano. A mais importante casa senhorial de toda a região é o Solar de Mateus, arquitetura barroca típica do norte do país. Esta visita ao palácio e jardins inclui uma prova de vinhos. Passeio pelo centro da cidade e visita ao Museu da Vila Velha.
Almoço, Jantar e alojamento em Vila Real
Martinho de Anta – Terra de Miguel Torga, escritor que melhor interpretou a alma das gentes e das terras de Trás-os-Montes, a que chamou o reino maravilhoso. Visita ao Espaço Miguel Torga.
Favaios – Localidade que nome ao famoso moscatel. Visitas ao Museu do Pão e do Vinho e à Enoteca na Quinta da Avessada com provas.
Almoço em Favaios.
Pinhão – É o centro da Região Demarcada do Douro onde se situam várias quintas que produzem o Vinho do Porto. Quanto do transporte do vinho se fazia nos barcos rabelos era no Pinhão que embarcavam as pipas, rio abaixo até caves de Gaia. Visita à estação de comboio para apreciar os famoso azulejos que invocam o trabalho nas vinhas, produção e transporte do vinho.
Cruzeiro – Entre o Pinhão e a Régua um cruzeiro no Douro que permite apreciar as vinhas e toda a paisagem envolvente do vale do Douro.
Jantar e alojamento em Lamego.
Lamego – Visita ao Museu de Lamego, Catedral e a Santa Maria de Almacave, onde segundo a tradição se deram as famosas Cortes de Lamego. Subida ao núcleo medieval onde se situa o castelo. Visita ao Santuário de N. S. dos Remédios, descida do escadório até à Presunteca para uma degustação de vinhos, presunto e enchidos da região.
João de Tarouca – O primeiro mosteiro cisterciense em solo português. Guarda o retrato do Papa Alexandre III que reconheceu Portugal como reino independente.
Ucanha – Visita à ponte e torre medievais sobre o rio Varosa e para finalizar uma visita às Caves da Murganheira. Almoço em Ucanha.
Almoço em Ucanha.
Viagem de regresso. Paragens Técnicas.
20.00h Chegada prevista a Lisboa.
Bom passeio com mais duas familias pelo douro. Muita bebida e comida boa, em tempos de covid apostar no país é uma obrigação e esta equipa está de parabéns em especial o nosos guia Pedro que foi demais. Obrigado a todos