Évora é uma cidade portuguesa na região do Alentejo conhecida como a capital desta região portuguesa. Évora é a única cidade portuguesa membro da Rede de Cidades Europeias mais Antigas.
O seu centro histórico bem-preservado é um dos mais ricos em monumentos de Portugal, o que lhe vale o epíteto de Cidade-Museu. Em 1986, o centro histórico da cidade foi declarado Património Mundial pela UNESCO. Templo de Diana É um dos mais famosos marcos da cidade e um dos símbolos mais significativos da presença romana em território português.
Évora e sua região circundante têm uma rica história que recua mais de cinco milénios, como demonstrado por monumentos megalíticos próximos como a Anta do Zambujeiro e o Cromeleque dos Almendres. Alguns povoados neolíticos desenvolveram-se na região, o mais próximo localizado no Alto de São Bento. Outro povoado deste tipo é o chamado Castelo de Giraldo, habitado continuamente desde o 3º milénio até ao primeiro milénio antes de Cristo e de esporádica ocupação na época medieval.